setembro 20 2016 0comment
oqueeturnkey_chavenamao2

O que é Turnkey?

Como funciona o sistema turnkey e como trabalhar nesse regime?

Hoje em dia, o ambiente empresarial cada vez mais competitivo e a complexidade cada vez maior dos empreendimentos, tem estimulado a introdução de sistemas contratuais alternativos e o Turnkey veio para atender essa demanda em substituição ao sistema contratual tradicional.

O sistema turnkey, também conhecido como “chave na mão” é determinado pela praticidade no qual o cliente contrata um único escritório para administrar toda a implantação de seu projeto até a entrega das chaves. Isso facilita todo o andamento do projeto em um espaço empresarial cada vez mais disputado.

Em todo esse processo o escritório passa a ser totalmente responsável pela realização de orçamentos, cronogramas de obras, gerenciamento de projetos financeiros, contrato de fornecedores, gerenciamento de equipes multidisciplinares alocadas em pontos remotos, o acompanhamento da execução, resultando em um projeto íntegro e, trazendo como destaque a redução dos custos no orçamento final.

O Turnkey está em plena expansão em toda a área da construção civil e pode ser utilizado em qualquer tipo de obra, mas podemos destacar o mercado corporativo como grande utilizador deste sistema.

Vantagens do Turnkey

Como citado anteriormente, uma das principais vantagens do sistema Turnkey é a redução de custos. Além disso, podemos citar:

  • Aumento na qualidade do serviço prestado pelo escritório.
  • Redução da mão de obra.
  • Um único contrato com o fornecedor para entrega de todo o projeto.
  • Redução de impactos nos atrasos e mudanças que ocorrem durante a execução do empreendimento.
  • Diminuição de risco pelo cliente, pois a responsabilidade sobre os subcontratados é da empresa Contratada.
  • O cliente, na condição de contratante, se exime de atender empreiteiros e fornecedores, eliminando os problemas legais.
Como funciona a contratação?

Existem algumas variações na forma de contratação, entre elas:

– O escritório contratado executa somente projetos desenvolvidos pelo próprio escritório.
– A implementação do projeto fornecido pelo cliente.
Adoção do sistema Turnkey para reformas.

Seja qual for a escolha, o gestor responsável acompanhará de perto o desenvolvimento de todo o empreendimento e seus detalhes de execução, e nesse último, em alguns casos o escritório poderá contratar empresas parceiras para a conclusão do projeto, sendo ele o responsável em fazer o papel fiscalizador dos parceiros e fornecedores.

Pós-Atendimento

Apesar do termo “chave na mão”, a assessoria do escritório contratado não acaba com a entrega do projeto finalizado. A garantia pós-obra é muito comum nos contratos no qual é oferecido a garantia dos serviços prestados e caso o cliente tenha algum problema com fornecedores, o escritório será o responsável por fazer essa intermediação.

A modalidade Turnkey coloca a responsabilidade por todo o empreendimento na empresa contratada. Assim, como regra geral, qualquer defeito relativo a um serviço que faça parte do escopo de trabalho da construtora, em princípio, é de responsabilidade do contratado principal, dentro dos limites previstos no contrato.

Independente do tipo de negociação que seja adotada, para resultar no sucesso final do empreendimento, a Best Company sempre leva em consideração as suas expertises, honestidade, transparência, bom senso e ética.

Entre em contato com um de nossos engenheiros. Eles estarão sempre à disposição para se aprofundar nesse assunto e adequar nossos serviços para o objetivo final do seu projeto.

bestcompany2016

Escreva sua Resposta ou Comentário