maio 25 2016 0comment
oqueeretrofit

O que é Retrofit? Entenda esta tendência

Retrofit? Saiba sobre esse termo que de algum tempo para cá, tem sido pronunciado com frequência no dia a dia dos arquitetos, decoradores e construtores.

De repente surgiu o verbo retrofitar: da palavra “retrofit”.

Palavra que em um primeiro momento soa estranho já que antigamente era usado somente o termo reformar. Mas afinal o que é retrofit?

Se procurarmos o significado da palavra retrofit nos buscadores on-line, encontraremos citações para reforma de prédios antigos, ou seja, com alusão a patrimônio histórico. Porém, se não nos contentarmos com esta resposta e abordarmos os profissionais que trabalham nas áreas de engenharia civil, decoradores e arquitetos, trarão como foco a reforma de imóveis, inclusive de fachada ou mudança geral no layout, ou ainda, uma modernização ou adaptação do espaço de um imóvel, com foco no conforto, maior produtividade, sustentabilidade, otimização do uso do espaço e segurança, sem que haja demolição total.

Retrofit é uma palavra criada a partir da junção do termo retro, do latim, que significa movimentar-se para trás e do termo fit, do inglês, que significa ajustar-se, que resulta no conceito, em português: “reconversão”. E ela surgiu no final da década de 1990, da discussão sobre a preservação da memória e do patrimônio histórico-arquitetônico, associada à disponibilidade de novos espaços para empreendimentos em cidades já consolidadas.

Ele também pode ser designado como adequação da infraestrutura interna do prédio, às necessidades e aos requisitos atuais.

E frisando a sustentabilidade, sabemos que a construção civil é um dos setores que mais consomem recursos naturais e o caminho para um setor mais sustentável deve prever a diminuição, reversão ou anulação de impactos gerados em todos os aspectos de sua atuação. O retrofit vem ao encontro a esse objetivo com sua customização, adaptação e atualização, enriquecendo as possibilidades de uso dos espaços trabalhados.

Para se alcançar esses resultados, técnicas de trabalho multidisciplinares são necessárias, envolvendo sempre especialistas que trarão soluções mais eficazes para o seu empreendimento.

Como exemplos de retrofit no Brasil, podemos citar obras como o Paço do Frevo em Recife, a Estação da Luz e o estádio Pacaembu em São Paulo, sendo referências de requalificação do espaço construído, trazendo aumento do desempenho das funções da edificação e conforto ao usuário.

Retrofit é a expertise da Best Company. Seu diferencial é o de sempre buscar a a criação de um ambiente que proporcione uma maior motivação para os usuários de seus clientes.

Tags:

bestcompany2016

Escreva sua Resposta ou Comentário