setembro 13 2017 0comment
imagem_aquecimentosolar2

Hotelaria adota sistema de aquecimento solar de água para gerar economia de energia.

É inevitável a utilização dos recursos da natureza em qualquer empresa moderna, em especial na indústria hoteleira. Saiba mais abaixo.

Por Aurea Vendramin

É inevitável a utilização dos recursos da natureza em qualquer empresa moderna, em especial na indústria hoteleira, percebemos seu contínuo avanço e a preocupação com conforto e excelência nos serviços.

Estabelece-se o grande dilema para utilização dos sistemas de aquecimento solar de água, serve como determinante além da economia, o sistema utiliza energia limpa e renovável e que não emitem CO².

Ao tratar da sustentabilidade na Hotelaria, não apenas como uma maneira de atender as necessidades do mercado, mas como forma de prover hospitalidade, importante se faz definir e compreender o conceito da indústria Hoteleira, para que, em seguida, torne-se possível uma reflexão acerca da arquitetura no âmbito de projeto e sua relação com a sustentabilidade e hospitalidade.

O uso de sistemas alternativos termos solares ou coletores solares, como forma de substituir a eletricidade para o aquecimento de água é uma solução adotada em diversos países do mundo, inserindo-se como uma alternativa que causa menores danos ambientais que pode trazer retorno financeiro pela economia de energia elétrica.

O banho é um dos momentos mais prazerosos para os hóspedes, os proprietários, portanto, investir em um sistema solar de aquecimento de água garante bem-estar, praticidade e, principalmente, economia.

Os aquecedores solares têm ganhado bastante espaço nos últimos anos e mais recentemente têm sempre sido cogitados como uma forma de melhorar a eficiência energética das construções. Hotéis e Resorts adotam o sistema de aquecimento de solar de água em suas edificações, tornando-as mais sustentáveis, e é realmente uma experiência única e que permite a renovação de ideias e conceitos.

O sistema de aquecimento solar tem, necessariamente, que trabalhar com um sistema de apoio, exatamente em função de suas limitações. Com essa tecnologia é possível gerar economia de até 75% no custo do aquecimento de água para a hotelaria, que é o suficiente para absorver o investimento do equipamento, ou seja, a redução de custo se torna lucro direto.

A transição do sistema operante para o novo não deve ultrapassar 90 dias e a Best Company opera a transição com o hotel em pleno funcionamento, porém, não causando nenhum transtornos aos hóspedes.

Em momento algum haverá interrupção do fornecimento de água. O funcionamento da nova tecnologia escolhida pelo hotel consiste em coletores que utilizam a energia solar para o pré-aquecimento da água, que posteriormente é enviada a reservatórios.

Nossa consultoria tem sempre como objetivo principal identificar os impactos causados pela indústria da construção civil ao meio ambiente, com foco no ramo da hotelaria, a importância de implementar uma cultura sustentável neste setor, baseada nos critérios de certificações no processo AQUA e LEED.

Best Company e sua equipe de engenheiros e arquitetos ressaltam que a junção dos critérios estabelecidos pelo AQUA e LEDD são extremamente pertinente e o resultado do alinhamento dessas informações poderá servir de instrumento colaborador com o Programa de Certificação do Turismo, além de ser uma ótima contribuição para os Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) do Ministério do Turismo e consolidar a gestão turística de modo democrático e sustentável.

aurea-vendramin

Arquiteta e Engenheira Civil, atua desde 1999, membro do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável - CBCS e Pós doutorado em Eficiência Energética pela UFPR, sua experiência como conferencista em congressos internacionais, o torna Consultora, o que considera importante não só por estimular o debate, mas também como forma democrática de permitir acesso ao conhecimento, onde a ordem é preservar o meio ambiente. Eficiência energética, reuso de água e iluminação natural são os principais itens desta lista.

Escreva sua Resposta ou Comentário